4 tipos de roteador para deixar a internet mais potente e suas diferenças

4 tipos de roteador para deixar a internet mais potente e suas diferenças

22 de abril de 2022 informatica 0

Roteadores estão cada vez mais tecnológicos e potentes, mas cada tipo de aparelho tem suas especificidades. Conheça o modelo ideal para as necessidades de cada usuário

Os modelos de roteadores Wi-Fi estão cada vez mais potentes e tecnológicos. No Brasil, entre os modelos disponíveis no mercado, estão 2.4 GHz, Dual Band, Mesh e repetidor. Diante de tantas opções, é preciso entender qual tipo é o mais adequado para proporcionar um melhor sinal de internet, já que cada um traz configurações específicas para determinado ambiente.

Entre as dicas na hora de comprar o dispositivo, é preciso ficar atento, por exemplo, ao tamanho da casa, à quantidade de aparelhos que serão conectados ao roteador e às tecnologias envolvidas. Para saber qual é o melhor roteador de acordo com as suas necessidades.

Deco M4 apresenta uma versão com dois roteadores que cobrem uma área de 260 m — Foto: Divulgação/TP-Link

1. Roteador 2.4 GHz

O roteador 2.4 GHz é o tipo mais antigo e comum de roteador. É recomendado para áreas de grande cobertura, já que tem longo alcance. Ele também permite uma melhor penetração quando se tem paredes ou se quer conectar um dispositivo a partir de uma distância maior.

Esse tipo de roteador, entretanto, tem uma menor taxa de transmissão de dados e pode sofrer interferências, deixando a internet mais lenta. Ele apresenta velocidade máxima de aproximadamente 150 Mb/s. Apesar de ser comum nas casas brasileiras, as marcas têm investido menos nesse modelo, concentrando-se em outros como o Dual Band.

2. Roteador Dual Band

O roteador Dual Band trabalha com duas frequências, de 2.4 GHz e 5 GHz, podendo ser útil para quem precisa de uma internet mais rápida, já que a rede de 5 GHz tem velocidade máxima de aproximadamente 1 Gb/s.

Quanto à distância de sinal, o 5 GHz deixa muito a desejar para quem mora em espaços grandes e com muitas paredes. O ideal é que o aparelho que o usuário vai conectar à internet esteja no mesmo ambiente do roteador nesse modo. Para distâncias maiores, a melhor opção é a frequência 2.4 GHz.

É importante lembrar que apenas um dos modos pode ser usado de cada vez, e a troca entre eles costuma ser de forma manual, no próprio roteador.

Tplink AC1350

TP-Link Ac1350 possui quatro antenas — Foto: Divulgação/TP-Link

AC1350 da TP-Link proporciona conexão de 5 GHz, que pode chegar a 867 Mb/s. Além disso, possui quatro antenas Wi-Fi e suporte às novas tecnologias MU-MIMO e Beamforming.

O modelo ainda vem com quatro entradas LAN (conexão direta para computadores e videogames) e, de acordo com o site oficial da marca, permite maior número de aparelhos conectados ao mesmo tempo se comparado a concorrentes.

3. Roteador Mesh

O roteador Mesh promete uma funcionalidade de alta performance e fácil de configurar, proporcionando alcance de aproximadamente 260 m² e velocidade alta para a rede Wi-Fi. Esse modelo costuma ser vendido como um kit com vários aparelhos que devem ser instalados em diversos locais da casa. Apesar de possuir várias unidades, o Mesh funciona como uma rede só — isso faz com que ele não perca a velocidade de transmissão de dados. É um sistema inteligente em que a primeira unidade distribui a rede para as outras espalhadas.

O produto costuma trazer recursos como controle parental e rede diferente para visitantes. Existe ainda um direcionamento inteligente de tráfego, o que significa que nem todos os aparelhos espalhados funcionam ao mesmo tempo o tempo todo — funcionam apenas os roteadores que estão sendo utilizados no momento. Por ser completo e tecnológico, seu preço costuma ser bem mais caro que os outros tipos de roteadores.

Deco M4

Deco M4 tem design similar aos demais roteadores Mesh da TP-Link. — Foto: Divulgação/ TP-Link

Deco M4, da TP-Link, promete conectar até 100 dispositivos ao mesmo tempo em uma única rede, com cobertura de aproximadamente 260 m². Com velocidade máxima de 300 Mb/s em 2.4 GHz e 867 Mb/s em 5 GHz, ele tem latência ultrabaixa, possibilitando jogos mais responsivos, além da rede unificada. De acordo com a fabricante, ele apresenta recursos personalizados, antivírus e aplicativo para controlar o Wi-Fi.

4. Repetidor

O repetidor é uma alternativa barata para expandir a cobertura Wi-Fi, mas é menos eficiente. Isso porque, diferente do roteador Mesh, os repetidores criam uma nova rede, tornando a velocidade menor do que a do roteador original. Ou seja, quanto maior a quantidade de repetidores, mais lenta a internet vai ficar, mesmo que o alcance seja maior. Isso, no resultado final, pode não ser tão vantajoso.

TP-LINK TL-WA850RE

Repetidor tem luz LED integrada que proporciona o encontro do melhor local para instalação — Foto: Divulgação/Tp-link

O repetidor de Wi-Fi TL-WA850RE, da fabricante TP-link, velocidade máxima de 300 Mb/s em 2.4 GHz. Além disso, possui LED multicolorido, que pode ajudar a encontrar o ponto certo para instalar o repetidor.

 

Abrir Whatsapp
Vamos conversar?
Escanear o código
Para sua comodidade, o nosso atendimento é feito via Whatsapp. Vamos conversar?