A importância da limpeza interna em notebook ou Computadores

A importância da limpeza interna em notebook ou Computadores

10 de dezembro de 2021 informatica 0

Um computador que esteja sujo externamente, se resolve fácil, um pano macio, pincel e limpador “multiuso” limpa por fora, e o usuário pensa, “o computador ficou limpinho”, mas e internamente?

Usuários mais avançados até arriscam desmontar e limpar, mas e os leigos, que não entendem do assunto? Será que vale deixar essa manutenção interna só quando o PC parar de vez?

Entenda os itens que são afetados pela sujeira, e o que pode ocasionar a falta de limpeza interna.

1- Cooler – Responsável pela refrigeração do processador, através da troca de calor entre o processador, pasta térmica e dissipador de calor e a devida refrigeração pelo cooler para o conjunto. Um cooler e dissipador afetados pela sujeira, prejudica diretamente a refrigeração, causando assim superaquecimento do processador que acaba desligando o PC por segurança. Outro agravante é a poeira entrar no cooler e diminuir sua rotação ou até mesmo travar ele, causando a queima desse componente. A devida manutenção com a limpeza de cooler, com sua lubrificação, remoção de poeira do dissipador de calor e a aplicação de uma nova pasta térmica, evita problemas e faz o usuário economizar em vista de problemas maiores que possam acontecer.

2- Placa mãe – Sujeira na placa mãe é sinônimo de problemas a vista, a curto ou médio prazo. A sujeira pode se acumular entre terminais de componentes, entranhar em vários locais da placa, então podem ocorrer problemas como desligamentos repentinos, intermitência em componentes, iniciar processos de oxidação e degradação da placa, curto, impossibilitando a placa de ligar, enfim, manter a placa mãe limpa e com todas as suas conexões isentas de sujeira mantém o PC em bom estado de conservação e funcionamento.

3- HDs – Não é diferente para este item de hardware que ‘trabalha pesado” e requer cuidados contra sujeira, pois a mesma pode entranhar em conexões de alimentação, dados, e na placa lógica do HD, causando intermitência e até uma parada deste item. Devemos lembrar que a poeira no ar contém todo tipo de partículas, que podem ser condutivas ou não. Cuide do seu HD tanto externamente mantendo ele limpo mas também sempre monitore sua “saúde” com programas de diagnósticos que mostram o estado real deste importante item de hardware.

4- Fontes atx – Não vamos nos esquecer dela! A poeira pode afetar o cooler de refrigeração e entranhar na placa entre os componentes. Problemas como superaquecimento, fadiga de componentes e até um curto pode ser causado pela falta de manutenção da fonte.

5- Placas de vídeo e demais placas de expansão – Sujeira em placa de vídeo sempre foi problema certo! Falta de refrigeração por cooler sujo e travado pode matar a placa de vídeo, ocasionar fadiga em componentes, enfim, uma manutenção em sua placa de vídeo pode garantir a sobrevida dela. Demais placas como as de som, rede, e demais placas de expansão precisam ser limpas e seus contatos bem limpos para garantir um bom funcionamento.

Agora que você já sabe do assunto, que tal encaminhar seu computador para uma limpeza interna? 

Se você leva jeito pra coisa, mãos a obra, deixe seu PC limpo. Se quiser nos encaminhar, fique a vontade.

Estamos aqui para te auxiliar, sempre!

 

Abrir Whatsapp
Vamos conversar?
Escanear o código
Para sua comodidade, o nosso atendimento é feito via Whatsapp. Vamos conversar?